Série Estilo – Um pouco sobre German Look!

Conceitualmente, a definição de German Look surgiu inspirada nas pistas, o visual lembra muito os veículos que participavam campeonatos de turismo alemães (DTM) da década de 60, 70 e 80. Com essa influência, pode-se dizer que são os veículos de rua que possuem mais semelhanças com os modelos de competição, buscando visual (styling) e performance (tuning) semelhante, no entanto para uso cotidiano, exibição em encontros e eventualmente trackdays.

Ou seja, não basta apenas ter o Styling para você definir um veículo como representante fidedigno do Estilo. 

Agora, uma coisa é um Kadett com BBS. Uma roda AFTERMARKET 100% alemã, num carro FABRICADO na Alemanha. 

A BBS começou sua história em 1970, fabricando rodas com proposta de desempenho voltadas para as pistas. Deu tão certo que só depois ela passou a ser item OEM de várias outras marcas.

fl_12_10_opel_kadett_c_06
Outra coisa completamente diferente é um Kadett com rodas de Porsche. Uma marca não tem influência sobre a outra, visto que a Opel é a divisão européia da GM e a Porsche foi adquirida pelo Grupo V.A.G (Volkswagen Audi Group). 

Por isso estamos acostumados e ACEITAMOS ver um VW com rodas Porsche por se tratarem de empresas do mesmo grupo, partilhando de um estoque IMENSO de peças Originais a disposição no almoxarifado. 

Fazendo uma analogia simples: num mesmo bairro, temos alguns “condomínios residenciais” distintos como:

Grupo V.A.G (Volkswagen Passenger Cars, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Commercial Vehicles, Scania and MAN). 

Grupo Fiat (Lancia, AlfaRomeo, Maseratti, Ferrari) 

Grupo Opel (Hodenl, Buick, Vauxhall)

Grupo GM (Alpheon, Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun, Holden, HSV, Jie Fang, Opel, Opel Performance Center (OPC), Vauxhall, VXR, UzDaewoo)

Grupo Ford, que criou o Premier Automotive Group – PAG (Lincoln, Mercury, Aston Martin, Jaguar, Land Rover and Volvo) 

Condomínio fechado onde cada marca seria um PRÉDIO. Ou seja, você PODE intercambiar a peça de um, no carro do outro pois estão dentro do mesmo condomínio.

Misturar peças de condomínios DIFERENTES  para nós e para muitos outros não vale.

Mas há quem não ligue e goste, como é o caso deste belo vídeo de um Kadett E com acessórios de Porsche

Kadett E from Administration HeightHaters on Vimeo.

P.S. Este vídeo foi responsável por este excelente post, originalmente feito por Francisco Neto,  foi publicado em um dos comentários em nosso grupo do Facebook, onde os debates acontecem de forma muito proveitosa.

 

“Entendem o que quero dizer? E digo mais, EU NÃO sou dono da verdade. Apenas defendo estes e outros princípios com um pouco mais de intensidade.” (VW Lover Francisco Neto)

Nós compartilhamos o ponto de vista que foi explicado acima, tanto que quando vemos o caso do Kadett acima até achamos bonito, mas dentro da ordem e em nossas armaduras não concordamos com esse tipo de estilização, por acreditar que atitudes como essa acabam por descaracterizar a identidade de cada montadora e/ou carro.

Muito do que vemos deste estilo aqui no Brasil, só chegou aos nossos olhos pois o movimento na Europa em pró do crescimento e o número de adeptos e gigantesco, existem inúmeros eventos por lá, pelo menos um deles podemos destacar que é o Worthersee realizado na Áustria que com toda a certeza serve de espelho para o que é realizado aqui em Águas de Lindoia, o BGT, realizado pela Volkspage.net“, que a cada ano surpreende todo o Brasil pela qualidade do evento e pelo nível dos carros expostos, parabéns aos idealizadores!

bubble-gun-treffen-5-bgt-aguas-lindoia-2013-convite-940x626

Foto de divulgação da 5º Edição do BGT  de 2013 realizado pela Volkspage.net.

 

Deixaremos um pouco desse fantástico e bem definido mundo em forma de arte composta pelo “grupo” Wagenwerks, que desde os meados de 2003 trabalham fazendo vídeos sobre a comunidade VW e consequentemente do mundo German Look , através deles divulgam e inspiram todo o mundo, trazendo assim novos adeptos ao movimento.

Não há como deixar apenas um vídeo, todos são excepcionais! Segure o fôlego!

4 Comments:
Francisco Neto says:

Amigos, muito obrigado mais uma vez pela honra de contribuir para o blog. Fico muito feliz!!

E de fato, esse estilo de customização automotiva é muito, mas muuuito agradável aos olhos!

É o que chama eye-candy: Doce para os olhos. 😉

Vcs colocaram muito bem o termo German Look, pois ao contrário do que muitos passaram a acreditar o Euro Look não é um estilo, mas sim uma cultura de customização que envolve diversas tendências como o German Look, Swiss Look, Cleaned, Sleeper entre outros…. Parabéns aos Templários por mais essa matéria.

Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa. Muito bem pontuada a questão de fidelidade ao estilo que se dedique seguir. Não é puritanismo, mas sim querer resguardar uma história que geralmente foi crida a base de muito trabalho e empenho.

Em relação ao estilo German Look sempre soube que o Apr. Francisco dá um verdadeira aula, propositalmente no grupo aquela pergunta foi feita e Francisco sabiamente percebeu e nos presenteou com esse magnífico post!

Saudações Templárias!

Top! Templários do Asfalto Created by Dream-Theme — premium wordpress themes.